www,mustach.com.br

sábado, 24 de novembro de 2012

COMO CRIAR UMA CORTINA DE FUMAÇA


Na chamada sociedade moderna, onde a informação tem a velocidade da luz, conquista essa que chegou através da adesão ao uso da internet, muitas informações que chegam aos lares brasileiros vão contra os interesses daqueles que se imaginam e rotulam como “poderosos”.
Uma vez que uma informação a qual deveria ficar restrita a apenas algumas pessoas vem à baila gerando polêmica e difundindo uma discussão ampla, os envolvidos na situação tratam rapidamente de “fabricar” algum outro fato, para que desta forma, o assunto que tanto incomoda seja esquecido pela população. A isto chama-se “Cortina de Fumaça”!
Acontece muito nesse Mundão de meu Deus afora, e consiste simplesmente em transformar determinado fato em polêmica, abrindo ampla discussão do mesmo.
A Rede Globo, grande detentora de audiência, é expert em realizar essa prática; quem não se lembra do caso do suposto estupro, que teria acontecido durante o reality show realizado pela emissora que trouxe a tona discussões sobre sexo na TV, ato permitido e não permitido chegando até mesmo na questão do racismo, já que muitos, após a expulsão de Daniel, questionaram se tal atitude não teria sido tomada por se tratar de um negro. Nas redes sociais este foi um assunto amplamente debatido.
Eis que na mesma ocasião, uma tal de Luiza, a qual ninguém nunca tinha ouvido falar antes, fez uma viagem ao Canadá, e após seu pai, um empreendedor no ramo da construção civil divulgar  um comercial onde citava a frase “Menos a Luiza que está no Canadá”, virou chacota nas redes sociais.
Para espanto nacional, com tantos fatos importantes acontecendo no Brasil e no mundo, a central de jornalismo da rede Globo deu publicidade ao fato; aliás, até cobertura sobre a viagem da moça e seu retorno ao país foi veiculado pela emissora em seus telejornais.
Pois então meus amigos, em uma ocasião onde um suposto estupro nas dependências da casa do BBB estava sendo discutido, e Rede Globo de televisão estava falando da Luiza que foi para o Canadá e voltou!!!
Caraca... se ela foi, legal para ela, se ela voltou, que ela e a família sejam felizes; ai eu pergunto: o que nós cidadãos brasileiros temos com isso?
Nós brasileiros, bem humorados como somos, fizemos uma brincadeira com a frase dita pelo pai da mocinha, que estava orgulhoso e quis de forma discreta (até parece), divulgar que sua filhinha estava viajando pelo Canadá.
Beleza então, mas pelo amor de Deus, fazer matéria em rede nacional com a “linda Luiza” voltando do Canadá, ninguém merece! Tanto é que, desde então a “bonita” voltou a ser anônima.
“Muito obrigada minha querida, seus 15 minutinhos de fama já passaram... já conseguimos tirar o foco do estupro... agora VAZA”, essa deve ter sido a frase dita pela diretoria de jornalismo dessa respeitada emissora.
Tudo isso eu disse aqui para demonstrar aos amigos como funciona a construção de uma cortina de fumaça, que tem unicamente a função de encobrir o que realmente está pegando fogo (literalmente) e acaba por tirar o foco do que realmente interessa!
Resta a cada um analisar os acontecimentos que se sucedem nos últimos tempos e ponderar se não está sendo mais um dentro de uma massa de manobra, pois existem assuntos que são importantes sim, mas podem muito bem ser discutidos posteriormente, já que coisas mais urgentes clamam por nossa atenção.

Até breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário